ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS MULTICULTURAIS (3ª edição)

Em 2019, no âmbito de um projeto financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, foi criado o curso "Ensino-aprendizagem em Contextos Multiculturais (EACM)", agora na sua 3ª edição. Esta ação tem como objetivo principal a formação de professores e formadores de Português Língua Estrangeira (PLE) e outros técnicos envolvidos no processo de acolhimento e integração de migrantes, em especial de requerentes e beneficiários de proteção internacional.

Objetivos

No final desta ação de formação, os participantes deverão ser capazes de:

Destinatários

Curso dirigido a profissionais do ensino de línguas, educação social, animação sociocultural e outros técnicos que trabalhem com pessoas de diferentes proveniêncías culturais e linguísticas.

Os participantes deverão ter acesso à Internet. O formato é compatível com sistemas e equipamentos de qualquer tipo, incluindo smartphones e tablets.

Certificado

No final da ação será emitido um certificado de acordo com o regulamento de formação.

Metodologia

O curso é composto por 5 módulos, sendo um introdutório e 4 de formação. Excetuando a apresentação do curso e as aulas dos dois últimos módulos, que serão online mas em tempo real, todas as outras aulas e restantes atividades serão assíncronas, podendo os participantes aceder à plataforma nos horários que julgarem mais convenientes e ao seu próprio ritmo. Todos os módulos têm uma pasta de recursos e, com exceção do módulo introdutório, todos têm um teste. Nos módulos 1 e 2 serão disponibilizados fóruns assíncronos para esclarecimento de dúvidas e debate com os moderadores e pares.

Financiamento

Esta ação é integralmente financiada pelo "Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI)", através do Proj. PT/2020/FAMI/526, sem encargos para os formandos.

Cronograma

O curso decorrerá de 15 de outubro a 9 de novembro de 2021, com uma duração total de 21 horas.

 

Programa

M0 - Introdução

Sumário:

  • Introdução ao curso e ao CPR - por Isabel Galvão, com Mara Ferreira e Sofia Cabrita (sessão síncrona dia 15/10, sexta-feira, das 18:30h às 20h);
  • Apresentação "Migrações forçadas e Proteção Internacional" - por Mónica Farinha (apresentação assíncrona, com narração de Sofia Cabrita);

Período: 15 a 18/10

Modalidade: excetuando o 1º ponto ("Introdução ao curso e ao CPR"), todas as atividades são assíncronas, abrindo às 18h de 15/10, sexta-feira, e encerrando às 18h de 18/10, segunda-feira.

M1 - Diversidade linguística e educação

Sumário:

  • Aprendizagem da língua: conceitos
  • Caracterização das populações
  • Necessidades e práticas

Formadoras: Isabel Galvão, com Mara Ferreira e Sofia Cabrita

Período: 19 a 25/10

Modalidade: todas as atividades são assíncronas, abrindo às 8h de 19/10, terça-feira, e encerrando às 18h de 25/10, segunda-feira.

M2 - Inclusão, diversidade e educação

Sumário:

  • Liberdade religiosa e ensino laico
  • Preconceito, racismo e xenofobia

Formadoras: Isabel Galvão, com Mara Ferreira e Sofia Cabrita

Período: 26/10 a 2/11

Modalidade: todas as atividades são assíncronas, abrindo às 8h de 26/10, terça-feira, e encerrando às 18h de 2/11, terça-feira seguinte.

M3 - A turma multicultural

Sumário:

  • Ensino de português língua estrangeira
  • Alfabetização na língua de acolhimento

Formadoras: Isabel Galvão, Mara Ferreira e Sofia Cabrita

Período: 3 a 9/11

Modalidade: 2 aulas síncronas, em período pós-laboral; restantes atividades em modo assíncrono;

M4 - Sociedade, cultura e práticas artísticas

Sumário:

  • Componentes socioculturais na formação
  • O teatro e as artes visuais, ferramentas para a aprendizagem da língua e a inclusão social

Formadoras: Isabel Galvão, Mara Ferreira e Sofia Cabrita

Período: 5 a 9/11

Modalidade: 2 aulas síncronas, em horário pós-laboral; restantes atividades em modo assíncrono;

 

Pré-Inscrição

Inscrições encerrradas

 


Plataforma de e-Learning do CPR • e‑cpr.pte-cpr@cpr.pt | Conselho Português para os Refugiados • Quinta do Pombeiro, Bela Vista • 1900‑793 Lisboa • www.cpr.pt